quarta-feira, 7 de março de 2012

BRASIL DE VÁRIOS POVOS

O projeto para esse ano letivo:


ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR DIETSCHI
TEMA: BRASIL DE VÁRIOS POVOS
FOCO: ALUNOS DOS ANOS INICIAIS- 1º e 2º
DURAÇÃO: ANO LETIVO DE 2012
RESPONSÁVEL: PROFESSORA STELA MARIS DA ROSA DIAS

1. JUSTIFICATIVA

O Brasil é um imenso país, que se forjou historicamente a mais de quinhentos anos, registrados através da descoberta em 1500, tempo do desbravamento pelos grandes conquistadores de terras, que aqui aportaram vindos então de Portugal.
Essa história foi escrita e descrita por vários pesquisadores, pois afinal quem conta uma história, conta do seu jeito, na sua intenção. As verdades apresentadas não são verdades prontas e acabadas, mas construções do tempo e do sujeito que as contam, a do público alvo a quem vai atingir e os interesses de quem quer contar.
Ao longo dos anos vivemos e ouvimos a contação de uma história do Brasil que por anos acreditamos ser a mais verdadeira das verdades: fomos descobertos por colonizadores portugueses, que aqui se estabeleceram e fizeram assim surgir nosso país, o Brasil, com suas riquezas exaltadas (e dilapidadas) por uma forma de poder organizado à época que dava aos mais fortes a possibilidade de assim agir. Nosso povo que aqui vivia - os indígenas - foi apresentado como pacífico e alegre, que aceitou e submeteu-se aos mandos do governo português, em trocas de bugigangas, presentes sem nenhum valor monetário, que embelezava a arte pessoal dos componentes das tribos.
A construção da História do Brasil se deu com esse início, com a tomada das terras brasileiras pelos portugueses e toda a parafernália que ouvimos durante anos! Após esse primeiro contato com os moradores da terra brasileira, dizimadas em sua gente e em sua cultura, tradições e ritos, o Brasil esteve por muitos anos sob o jugo português: não conseguiu manter as riquezas naturais, nossa imensa floresta verde, toda a biologia que ali existiam, as nossas árvores foram cortadas e enviadas à Coroa Portuguesa para aproveitamento e enriquecimento dos nobres europeus, aqui donos do nosso país, com direito adquirido para isso, pois não havia luta contra essa prática, tampouco houve (?) interesse por parte dos verdadeiros donos das terras brasileiras – os indígenas em lutar pela terra, que era sua por direito.
Após os registros desse início da tomada portuguesa do nosso território, largamente difundida em nossa história oficial, além do aproveitamento econômico e financeiro, sua gente e os recursos naturais abundantes enriqueceram os cofres do poder à época, Então nosso território necessitou de povoamento e a história foi-se forjando, sendo construída: é preciso gente nas novas terras, tem que haver mão-de-obra, a que ter os senhores, as terras precisam ser cultivadas, é preciso tirar sustento do solo para a Coroa Portuguesa, enfim, precisa se fazer construir uma nação.
O povo brasileiro teve início com os indígenas aqui existentes à época do descobrimento, portugueses advindos com as grandes navegações e a vinda dos europeus que contribuíram para os primeiros tempos da formação político-social-econômica do território brasileiro. Depois os africanos foram trazidos, primeiro escravizados, numa conhecida história de horrores e violência, depois foi-se fazendo suas histórias, juntamente com a construção do Brasil. Forçosamente os indígenas foram obrigados a desistir das terras brasileiras à época da descoberta e do povoamento de terras brasileiras. A vinda do povo africano não aconteceu de maneira pacífica, e os africanos trazidos para cá sofreram muito em sua trajetória e permanência da África até o Brasil. Através de muita luta os negros africanos enfim, conquistaram a liberdade. Puderam voltar a ser gente, cidadãos iguais a todos os outros que aqui moravam, moram e ainda vem morar!
Os povos indígenas quase dizimados em sua existência ainda mantêm um pouco da sua cultura e tradição vivas ao longo de poucas reservas e espaços físicos destinados pelo governo brasileiro para cultivar suas tradições, ritos e costumes.
E nós, que moramos na região litorânea do sul do Brasil, que pouco contato tivemos ou vemos desses povos formadores da nossa população inicial, pouco sabemos dessa história, pouco entendemos do entrelaçar dessa mistura toda em nossa vida cotidiana.
Com a intenção de estudar, conhecer, pesquisar e vivenciar um pouco sobre os povos que aqui habitavam a terra, os que vieram após essa tomada portuguesa e aqueles que aqui se estabeleceram a partir dessa história, e que sabemos, carregamos em nossa descendência essa identidade genética e cultural, reconhecendo as manifestações que adquirimos com a história que vivenciamos: a identidade cultural do nosso povo, trazida por Portugal: a língua, a religião e as leis e a cultura resultante da soma de elementos culturais dos indígenas, dos negros e dos brancos, aqui imbricadas pela história da construção da nação brasileira, justifica-se esse projeto.

2. OBJETIVO GERAL

Conhecer um pouco da história dos povos que compõem a nossa nação, reconhecer a cultura que foi agregada aos nossos costumes e tradições por força dessa infiltração, saber de que povo adquirimos tais costumes, vivenciar as nossas tradições locais e saber identificar de que povo aprendemos, herdamos isso, quem nos legou essas manifestações é o objetivo desse projeto, que visa levar um pouco de informação e aguçar a curiosidade de alunos e comunidade escolar da qual fazemos parte.

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Manusear impressos diversos: mapas, revistas, livros, jornais, enciclopédias e vários gêneros textuais.
2. Discutir, ler e interpretar algumas obras de arte referentes à temática.
3. Pesquisar imagens e informações através da internet e impressos.
4. Produzir textos e desenhos, cartazes e painéis, slogans, histórias em quadrinhos, Cordel literário, ...
5. Ouvir e ler textos e histórias relativas ao assunto.
6. Trabalhar com argila e modelagem os utensílios indígenas.

4. ATIVIDADES

1. Desenhos e ilustrações alusivas ao tema
2. Painéis de imagens.
3. Criação de textos coletivos e histórias em quadrinhos.
4. Leituras individuais e coletivas.
5. Apreciação de imagens e obras plásticas existentes e criações próprias.
6. Exposição e mostra das atividades na escola.

5. CRONOGRAMA

As atividades acontecerão uma vez por semana, durante todo o ano letivo.

6. METODOLOGIA

Rodas de conversas e leituras, trabalhos individuais e coletivos. Pesquisas em impressos e internet, exposição dos trabalhos realizados em painéis.

7. AVALIAÇÃO

Será considerado satisfatório se os alunos se envolveram nas atividades propostas, realizando-as com entusiasmo e prazer. Os alunos também serão avaliados individualmente na realização das tarefas, na construção de conhecimento e nas suas manifestações em favor do tema.

Stela em 07.03.12

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