Hoje, 07 de março, iniciamos o primeiro dia de atividade dentro do projeto.
1. No primeiro momento levei uma "canga de praia" com a pintura da bandeira do Brasil e os alunos realizaram uma pintura num mapa antigo do Brasil. Demarquei um contorno em vermelho e os alunos pintaram com as cores da bandeira brasileira.
2. Fiz uma roda de história e li "A ovelha Rosa da Dona Rosa" de Donaldo Buchwetz. Sentamos na canga do Brasil e conversamos muito sobre as diferenças de cada um, especialmente a diferente ovelhinha rosa da dona Rosa. Enfatizei a importância de sermos amigos de todos, pois todo mundo tem uma característica que é sua, genética, familiar e devemos respeitar. Ao final, como a ovelhinha não voltou a sua cor natural, precisamos chamar a professora Rosicler, que é biológa e dá aulas no 5º ano, ao lado da nossa sala, para nos ajudar a entender porque não aconteceu a volta da cor natural. Então concluímos que a ovelhinha rosa tem pelo "de algodão" e precisava de uma "tosa" (conforme o Gabriel) para trocar a lã e ter um novo pelo original!
3. Depois, lemos e comentamos o tema de casa, onde os pais realizaram a tarefa e auxiliaram aos alunos com "a conversa" solicitada. Falamos do povo, da miscigenação racial, da herança familiar. Características de cada um que, que se parece com sua família. Falamos dos primeiros habitantes do Brasil, os indígenas, um pouco dos negros africanos e europeus.
4. Então, registramos uma anotação das cores da bandeira para o 1º ano e um teto informativo para o 2º. Para ilustrar o tema, cada aluno pintou um mapa do Brasil, nas cores preferidas, recortou e colamos no caderno.
Essa foi nossa primeira atividade referente ao projeto.
A cada semana, conforme forem acontecendo, vamos registrando...
Stela em 07.03.2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário