sexta-feira, 16 de maio de 2008

EUROPA


PESQUISA REALIZADA PELA ALUNA SANDY, DO 2º ANO, NO DIA 13 DE MAIO E A PROFESSORA LU, POSTADA PELO ALUNO MAURICIO DA 7ª SÉRIE.



É um continente, um pedacinho do mundo.


710 milhões de habitantes.


Segundo a mitologia grega Europa foi uma mulher muito bonita que despertou os amores de Zeus, deus-rei do Olimpo.


Na Europa tem 50 países e 09 países em disputa.


Na Escócia 13% da população é ruiva.


Inglaterra-Rainha Elizabeth, lavava os cabelos 3 vazes por ano, o cabelo caiu e teve que usar peruca(ruiva).


Os verões são curtos e quentes.


Os invernos são longos, muito frios e em alguns lugares com muita neve.


Muitas montanhas.


Floresta Negra, na Alemanha.


Devastação de vegetação


Tundra: cresce pouco, pois só cresce no verão, congela no inverno, depois pela umidade cobre até as pedras.


Pinheiros, em forma de agulha para evitar acúmulo de neve e evitar evaporação, pois chuvas são raras.


Floresta Temperada: tem ávores com folhas caducas, que caem no outono.


"Fog Inglês"-significa serração sempre, como em Campos de Jordão-SP.


De trem dá para ir a todos os países do continente.


Pontuais, se marcam para 2:34 a chegada, chegam neste horário.


São rápidos.


Europeu é quem mora na Europa.
Na roda de socialização: a cada semana nossa conversa flui mais interessante, pois já temos outros tantos lugares pesquisados e podemos então ir estabelecendo relações, lembrando algumas coisas e ir comparando-as...
No primeiro momento, fomos localizar no mapa e no globo terrestre onde fica a Europa, depois fizemos comparações práticas entre a Europa e seus países e o município do Arroio do Sal e seus balneários. (Aqui aproveitei uma dica de matemática e fiz as comparações de continente e município e sua divisão política: fui colocando caixinhas (países e município) dentro de outras até chegarmos a esfera maior, o Planeta. Novamente discutimos a questão da população: aqui retomamos a população do Estado de São Paulo e novamente a de Rondinha: a Europa, como continente, tem mais habitantes que São Paulo, enquanto que São Paulo tem mais habitantes que o nosso município. Aqui abri um parêntese e falamos sobre o rescenceamento que a professora Mra Braum vai fazer com a turma da 5ª série, para sabermos a população moradora de Rondinha.
Conversamos também da questão política na disputa de desmembramento entre as divisões políticas dos locais que querem tornar-se independentes, como os que estão em disputa na Europa. Com relação à população da Escócia ter ruivos, falamos em porcentagem, o que representam 13 % da população: utilizei a mesma técnica das caixinhas; de cada 100, 13 são ruivos. A questão da lavação dos cabeelos da rainha Elisabeth I, rendeu muito papo sobre higiene física (esse foi um momento bem proveitoso). Conversamos sobre o verão europeu e comparamos com o nosso: também quente e curto (dois meses). Com relação ao inverno, o nosso é bem frio, mas não neva, nem congela a nossa vegetação, aqui falamos em Canela e Gramado, do frio e da neve que vemos falar pela televisão, e das cidades que conhecemos de cima da Serra: Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Garibaldi, Bom Jesus, São Francisco de Paula, Cambará do Sul...Dos pinheiros em forma de agulha, descobrimos que são os "pinheiros de Natal", aqueles famosos que sempre desenhamos e não sabíamos da onde vinham, pois aqui só temos os pinheiros comuns, tipo casuarinas. Do "fog inglês", relembramos da pesquisa da Giuliana, sobre o estado de São Paulo e seu turismo "cidade com clima europeu": descobrimos que esse clima europeu é muito frio, neve, montanhas, serras e serração! O Lucas lembrou de uma viagem que fez com sua família e quase se acidentaram, pois havia muita serração, o que exige muito cuidado e atenção, e que pode causar sérios acidentes! Sobre o meio de transporte muito usado na europa, o trem, falamos dos trens que nós conhecemos (a maioria nem conhece!) o Vitor Modena lembrou dois modelos de trens: o Maria Fumaça e o trem Bala. Por fim, falamos do cumprimento de horários: a pontualidade dos europes e a diferença que temos em nossa localidade, aqui incluindo o município, com relação aos eventos e horários combinados para iniciarem: sempre atrasam! Encerramos nossa roda conversando sobre o substantivo gentílico: quem nasce em Arroio do Sal se chama "arroiosalense". Fizemos nossa ilustração e colocamos na parede da entrada da porta principal da escola. Ficou muito bonito!

Nenhum comentário: