Pesquisa feita pela aluna Giuliana, do segundo ano.
Aqui, quem auxiliou na pesquisa foi a professora da turma, visto que a professora Lu não compareceu na escola Dietschi nesse dia.
Aqui, quem auxiliou na pesquisa foi a professora da turma, visto que a professora Lu não compareceu na escola Dietschi nesse dia.
A Giuliana descobriu muitas coisas importantes sobre o estado de São Paulo.
É o estado do Brasil que tem a maior população: 40 milhões de habitantes.
A bandeira é listrada de preto e branco, com um retângulo no canto esquerdo superior, vermelho, dentro tem um mapa do Brasil azul e quatro estrelas.
Tem a Praça da República no centro da capital.
Tem um monumento à Independência do Brasil.
Tem um quadro pintado por Benedito Calixto, retratando os índios mostrando o caminho para São Paulo aos portugueses.
É o estado que possui a maior quantidade de fábricas da América Latina.
Possui 80 "Shopping Centers" que dão mais de 200 mil empregos.
É o Estado mais rico do Brasil.
A população é diversificada em suas origens: há descendentes de italianos, portugueses, ameríndios, africanos, árabes, alemães, espanhóis e japoneses.
O turismo é muito importante pelas suas praias: Ilhabela é uma ilha muito freqüentada por surfistas e velejadores.
Tem as áreas naturais preservadas mais importantes do Planeta, entre elas: Estação Ecológica Juréia-Itatins e a Ilha Cardoso.
No interior do estado de São Paulo tem turismo:
****Turismo Rural,
****Ecológico
****Cidades com clima europeu
****Cachoeiras
****Cavernas
****Rios
****Serras
****Parques Naturais
****Construções Históricas
****Igrejas Jesuíticas
****Sítios arqueológicos
...
Aqui, a roda de conversas foi muito além do que eu esperava!
Na saída da conversa, sobre a bandeira do estado, um dos alunos lembrou que era parecida com a bandeira dos Estados Unidos! No ano passado fizemos um projeto, Mara Braum e eu, "Jogos Pan-Dietschianos", as equipes se formaram por nomes de países, então teve uma dos Estados Unidos... confeccionamos a bandeira, pesquisaram sobre alguns assuntos, entre eles culinária, e fizemos uma grande festa de encerramento, com muita "comida típica de países diferentes"...
A população de 40 milhões foi bastante comentada, então falamos da Rondinha: quantos moradores temos? não sabemos, mas estimamos em menos de 1.000, talvez nem 500 habitantes moradores tenhamos! Bom, vamos pesquisar mais tarde... Comparamos com a nossa realidade da falta de emprego no inverno, período em que a maioria dos pais dos alunos dedicam-se à construção civil ou zeladoria das casas dos veranistas da praia. Temos uma única fábrica em nosso município, a Fênix, que é instalada aqui na Rondinha, então alguns pais trabalham lá, inclusive o pai e a mãe de dois alunos da nossa turma. Lembramos quando fizemos um trabalho sobre "o mundo além da escola", onde registramos todos os "conteúdos" que estudamos no ano passado: identidade dos alunos, casa, localidade que moramos, nosso município e sua história, (incluindo os primeiros habitantes sendo os índios carijós), e vimos também as raças que formaram nosso país, incluindo os africanos, portugueses, indígenas e os que vieram vindo...aqui os pequenos lembraram também do projeto da "Consciência negra" que fizemos, enfim...Quando chegamos no turismo litorâneo, foi de babar: nós moramos no litoral!!!, vivemos do turismo igualzinho o do estado de São Paulo: temos a praia, temos surfistas, muitos deles tem irmãos que surfam, ou parentes.Também temos turismo rural o " Turismo Rural Campeiro", que apareceu na RBS TV, em janeiro!, temos turismo ecológico no Parque Natural Tupancy, temos "sambaquis"(sítios arqueológicos), nosso arroio histórico que corta a sede do município de Arroio do Sal, no sentido serra-mar, e que deu origem ao seu nome, temos igrejas antigas, como a da Estância doMeio, primeira do município... tantas semelhanças, muitas diferenças...Ufa!
Foi um banho de conhecimento, de comparações, de descobertas, de troca e partilha, sabemos muita coisa e podemos aprender muito de outros lugares.
Ao meu ver, essa foi a "melhor roda de socialização de conhecimentos nossos, já sabidos, e novos descobertos"... (professora Stela)
Nenhum comentário:
Postar um comentário