quarta-feira, 9 de julho de 2008

CACHORROS

Pesquisa realizada pela aluna Paloma do 1º ano do ensino fundamental, auxiliada pela professora Lu, e postada por mim.

*Cachorros são animais mamíferos (mamam na teta da mãe quando são filhotes).
*Com seis meses de idade já podem ter filhotes.
*A gestação das cadelas dura 60 dias, dois meses.
*O Pit Bull foi criado para participar de brigas entre cães, por isso são tão perigosos!
*O Labrador é grande, sabe nadar muito bem, é amigo das crianças, é brincalhão e não gosta de ficar sozinho.
*Chow Chow parece um leão, tem a língua roxa.
*O São Bernardo é usado como cão de ajuda, tem excelente faro, por isso encontra pessoas perdidas até na neve.
*Cada ano de vida de um cão corresponde a 7 anos de vida de uma pessoa.
*Os cães dormem em média 9 horas por dia.
*Sonham como as pessoas.
*Conseguem cheirar 30 vezes melhor que os humanos.
*Ouvem 4 vezes melhor que as pessoas.
*Enxergam muito bem de noite, e melhor do que nós, porque têm os olhos ao lado da cabeça.
*Quando a gente anda descalço, nossos pés deixam uma microgota de suor em cada pegada, o cachorro consegue sentir esse odor como se fosse um par de meias velhas que não são lavadas a um mês!
*Quando ficam sozinhos, os cães estragam as coisas para mostrar que estão tristes.
*Fazem xixi para marcar o território e levantam a perna para que seja mais alto que outra urina.

A roda da socialização da pesquisa começou com um bate-papo sobre o que sabiam dos cachorros. __É um ser vivo, mamífero, tem quatro patas, focinho, rói osso e come ração. Late e morde. Aqui meu aluno novo, William, traz uma cicatriz no rosto, bem próxima da orelha, feita pela mordida de um deles! Falamos dos perigos pois que uma mordida de cão pode levar inclusive à morte. Todos teceram seus comentários a esse respeito, contando de algum acidente que já tiveram ou presenciaram. O período da gestação foi comparado com a gestação da mãe, que espera nove meses para o bebê nascer. Todos sabiam que os cachorros sonham, pois os deles sonham também. Até comentaram tipo assim: quando ele dorme, e dá umas piscadas, está sonhando; ou quando faz assim (fizeram caretas com a boca e os olhos fechados) é porque está sonhando! Um aluno deduziu que o cachorro ouve mais porque tem as orelhas maiores que as nossas. Coloquei o assunto na roda para ver se todos pensavam assim, mas não, falei também que eu não sei e que perguntem em casa para ver se algum pai sabe; tem um tio que é veterinário, então o aluno vai perguntar se é essa a explicação. Outra idéia dada por uma aluna foi o fato de que o "ouvido", bem lá dentro é maior... Não sabemos e vamos tentar descobrir! No fato da visão mais apurada, não souberam explicar o porquê, mas então tinha a explicação na pesquisa e passei a informação. Os cachorros dos alunos também ficam tristes, mas não são todos que estragam as coisas. Acharam muito engraçado o fato de os cachorros "fazerem xixi para demarcar o território". Gargalharam quando li que levantam a perna para o xixi ir mais alto que o do outro. Faremos as ilustrações amanhã ou sexta-feira. Fizeram o registro da ida à biblioteca para a socialização da pesquisa e desenharam um cachorro no caderno para ilustrar.

Nenhum comentário: