sábado, 14 de junho de 2008

CORES


Pesquisa realizada pela aluna Dianica, do segundo ano. Dianica é uma aluninha bem especial, tem diminuição da audição e isso atrapalha bastante na comunicação, tanto com a professora quanto com os alunos e até em casa. Fui uma pesquisa mais curta essa, mas não deixou de ter o seu valor. Auxiliada pela professora Lu e a postagem feita por mim.

SIGNIFICADO DAS CORES
Cada cor tem um significado atribuído:
Preto: dignidade, mistério.
Branco: paz, pureza,verdade,calma.
Verde: esperança, perseverança, juventude.
Vermelho: elegância, paixão.
Amarelo: otimismo.
Azul: segurança, compreensão, confiança.
Alaranjado: gentileza, tolerância.
Cinza: equilíbrio.
Rosa; romance, beleza.
Violeta: sinceridade, respeito.
Marrom: responsabilidade.

CORES PRIMÁRIAS
Azul
Amarelo
Vermelho

CORES SECUNDÁRIAS
É a mistura de uma cor primária mais uma cor primária.
Azul + vermelho = roxo
Azul + amarelo = verde
Vermelho + amarelo = alaranjado

CORES TERCIÁRIAS
É a mistura de uma cor primária mais uma cor secundária.
Exemplos:
Azul + verde = azul esverdeado
Vermelho + alaranjado = amarelo queimado
Vermelho + roxo = bordô

CORES QUENTES
Vermelho
Amarelo
Alaranjado

CORES FRIAS
Azul
Verde
Roxo

CORES NEUTRAS
Preto
Branco
Cinza
Marrom
Bege

ARCO - ÍRIS
O arco-íris é um arco colorido que aparece no céu quando chove, em dias de sol. Dependendo da posição de onde estamos podemos vê-lo.
Quando a luz do sol é interceptada pelas gotas de chuva acontece o arco-íris.

Suas cores são: vermelho, alaranjado, amarelo, ver, azul, anil e violeta.

É simplesmente uma ilusão de ótica, dependendo só da posição do observador.

Nossa roda de socialização ficou um pouco mais difícil, devido a pouca comunicação da Dianica, e os alunos sentem essa dificuldade, principalmente no momento da discussão. Eu mesma fui fazendo todas as colocações e fomos debatendo.
Começamos pelo significado das cores, pegamos o dicionário para sabermos exatamente o que significavam as palavras, pois isso (o uso do dicionário) é uma prática constante em minhas aula para descobrirmos o que não sabemos.
Depois relembramos as cores primárias que já vimos estudando desde o ano passado, visto que, com a enturmação, o 2º ano já foi minha turma no ano passado. E o primeiro ano entendeu direitinho. Combinamos que iríamos pintar com guache no outro dia. Com relação às cores secundárias também foi uma fala tranqüila. As terciárias deu masi trabalho para entender, até a mim, foi mais difícil, depois no outro dia, relendo o que havíamos discutido é que entendi. O combinado aqui foi d efazermos uma experi~encia com as cores secundárias para percebermos a mistura das cores, utilizando um pouco de água para que a tinta escorra, deixando-nos perceber as duas cores usadas. Não deram muita atenção as denominações quentes frias e neutras, então ficamos por aqui. O arco-íris rendeu muita conversa visto que já estamos acostumados a vê-lo da nossa janela e tb tínhamos trabalhado sobre "sombra e luz", então entenderream facilmente como esse se dá, como uma interposição das gotas de água da chuva e a luz solar, permitindo então a visualização do arco-íris.

Combinamos então de fazer a ilustração na outra semana e também confeccionar um livrinho sobre as cores.

Um comentário:

Marcia Stormowski disse...

Oi Stela, estou visitando este blog pela primeira vez e fiquei encantada com tantas pesquisas variadas e motivantes para os alunos e professores. Parabéns pelo trabalho que você, a Mara e as demais colegas professoras vêm realizando na sua escola, você está me inspirando bastante como professora! Um abraço muuuuito carinhoso!