Organizei a roda no chão, com as cores da bandeira, coloquei um Mapa do Brasil (antigo) para recortarmos.
Trouxe alguns livros: "Esta Terra Tinha Dono" da FTD, de Benedito Prezia e Eduardo Hoornert, na 6.ª edição, de 2000; "Sociedade em Construção História e Cultura Indígena Brasileira"- O índio na formação da sociedade brasileira, de J. A. Tiradentes e Denise Rampazzo da Silva, da Direção Cultural - 2008, a Revista "Ciência Hoje das Crianças" ano 6/nº 30 - 1993: Ano Internacional do Índio, de Antônio Carlos de Sousa Lima e Luisa Massarani.
Na roda de conversas lembramos o nome do nosso país e o impresso que tínhamos (o mapa), identificamos alguns lugares, o Oceano Atlântico, o Rio Grande do Sul. Manusemos os livros e vimos que versavam sobre os índigenas. Conversamos do Descobrimento do Brasil, quando Portugal tomou posse das terras brasileiras, com a vinda de Cabral em suas caravelas e o encontro com os habitantes daqui - os povos indígenas.
Cada aluno pintou um desenho de caravela, recortou e colamos no e.v.a, depois colocamos um barbante e prendemos no "Oceano Atlântico" (tnt azul) onde antes recortei e colei o mapa do Brasil.
Colocamos no corredor da escola:
Por fim, sentamos na roda novamente e conversamos sobre os vários povos indígenas que aqui moravam quando da vinda de Cabral e da Coroa Portuguesa, sobre a amizade e a inimizade entre alguns povos e os portugueses. Sobre a história do Pau-brasil e das pedras preciosas...
Manuseamos os livros e vimos os índios da epoca ali retratados e falamos do índio de hoje: que já está aculturado, usando a língua portuguesa, roupas e costumes do povo brasileiro atual...
Cada aluno desenhou um indígena e colamos no Mapa do Corredor:
Stela em 23.04.12
Nenhum comentário:
Postar um comentário