quinta-feira, 10 de abril de 2008

JAPÃO

Vitor Cardoso Modena





JAPÃO





O significado do nome Japão é "Terra do Sol Nascente", daí vem o desenho da sua bandeira nacional: um retângulo branco com um círculo vermelho no meio, representando o sol nascente.

Os telhados nas casas japonesas são diferentes dos nossos, pois são diversos recortes de telhados pequenos, feitos em madeira.

Os castelos japoneses são diferentes dos que conhecemos, ao invés de recortes de torres redondas e altas, encontramos muitos telhados e as torres são quadradas.


No Japão há um Portal da Gentileza: para entrar no Japão passa-se nesse portão, uma espécie de "aceso de entrada".


O dragão é um símbolo lendário do Japão, aparecendo em muitos lugares a sua figura, principalmente em barcos e navios.

O chá é uma bebida muito apreciada no Japão.

Há o Jardim de Areias no Japão: os jardins são feitos para serem apreciados simplesmente, feitos somente com areia e brita, nada mais é necessário.

O Dia das Crianças é comemorado no Japão em 05 de maio e as crianças enfeitam suas casas com peixes feitos de papel e se divertem muito!

Foi criado no Japão um celular que avisa a polícia quando uma criança está em perigo.Basta puxar uma cordinha e ele emite um som bem alto, ligando automaticamente para a polícia.


Postado em 11 de abril pelos alunos Vítor Modena e auxiliado pelo aluno
Maurício Buzzata.

Socialização na Roda de conversa:
Essa foi a nossa primeira pesquisa feita e nossa primeira "roda de conversa".
(Foi realizada também na biblioteca, pois quero "habituá-los a ver a biblioteca como um ligar importante de se ir", um lugar de descobertas e de buscas de conhecimento tudo o que se quer saber podemos pesquisar ali!)
Aqui, o aluno vai contando o que lembra, e vamos conversando junto com ele.
Na pesquisa do colega, sobre o Japão, o primeiro ponto que exploramos bastante foi "o significado do nome", traduzido na bandeira do país. Aproveitei o momento e relacionamos com o nome da cada um: as pessoas que escolheram o nosso nome, e o porquê dessa escolha, que significado tem meu nome?
Falamos sobre as nossas casas, como é a casa de cada um salientando a diferença que o colega descobriu nos telhados, e comparando com o nosso telhado.
Sobre os castelos, descobrimos que nunca vimos um "ao vivo", somente nos filmes e histórias.
O Portal da Gentileza comparamos com o nosso trevo de acesso, na entrada da Rondinha, pela Estrada do Mar.
A figura do dragão rendeu papo sobre os animais que conhecemoss e temos aqui, na nossa localidade: cavalo, galinhas, cachorros, gatos, passarinhos...
Conversamos sobre o nosso hábito de tomar café, e não chá, (geralmente só tomamos como remédio) os alunos lembraram do chimarrão, que a maioria dos pais deles tomam, principlamente no inverno.
Sobre o Jardim de Areias falamos nas nossas dunas aqui da praia, e aqui acrescentei ao papo o quanto já perdemos dos nossos "cômoros" (como aqui são chamados) em prol do crescimento da praia, do progresso que temos hoje, e também sobre os nossos "canteiros" que são feitos de flores.
O que foi mais gostoso de falar foi a "festa das crianças japonesas", pois a data é bem diferente da nossa, mas a decoração é "nossa velha conhecida: peixes, conhecemos muito, comemos, pescamos, ajudamos a prepará-lo...(deixamos combinado que faremos uma festa nesse mesmo dia 5 de maio, aqui na Dietschi.
Por ter sido a primeira pesquisa e a primeira roda de conversas, foi um pouco tímida, mas ainda é só a primeira...(professora Stela).

Nenhum comentário: