Pesquisa realizada pela aluna Greicy e postada pela professora Stela.
A Greicy pesquisou sobre a cidade de Nova Iork.
Nova York é a maior cidade dos Estados Unidos da América.
A maior parte da população não tem carro, 65% das pessoas andam de trem que é subterrâneo.
Inclusive o prefeito viaja de trem para trabalhar.
A cidade de Nova York tem uma estátua chamada "Estátua da Liberdade", que significa "a liberdade iluminando o mundo".
Apelidada de " a cidade que nunca dorme" porque tem sempre alguma coisa funcionando: lojas, empresas, fábricas, trem.
Tem prédios grandes e anúncios luminosos.
O maior problema é a poluição.
É uma das cidades mais seguras dos Estados Unidos!
O "Empire States" é um dos maiores prédios do mundo, tem 1.860 degraus!
Tem um grande parque verde, no meio da cidade, o "Central Park".
Todos os táxis da cidade são amarelos.
Seu nome teve origem na venda das terras que ocupa pelos índios, no valor de vinte e quatro (24) dólares, ao Duque de York, por isso o nome Nova York.
Roda de socialização:
Foi a roda que mais rendeu conversas e comparações com a nossa localidade, o nosso município. Comparamos a segurança da cidade de Nova York com a insegurança dos nossos balneários: casas são arrombadas todas as noites, são furtadas muitas bicicletas, botijões de gás, nosso supermercado Bolão, aqui da Rondinha é assaltadado várias vezes durante o inverno, pois não há policiamento na cidade, a localidade é de difícil acesso, bem escura, distante do policiamento de Arroio do Sal, facilitando a ação dos assaltantes, geralmente acontece á noitinha, quando todos na cidade já estão em casa. Nossa vida aqui é bem diferente de Nova York, o pouco comércio existente no inverno, fecha suas portas cedinho, todos os moradores vão para casa cedinho da noite, nossa vida comercial é diurna.
Não temos trem, e a maioria da população possui carro ou se locomove de ônibus.
Temos um Parque Natural Tupancy, bem pertinho da Rondinha, assim como lá existe o Central Park e não temos problema de poluição. Sabemos o lugar do lixo e nossa escola está desenvolvendo um Projeto de reciclagem: aproveitamos tudo o que produzimos de lixo em casa e trazemos para a escola, que vira dinheiro e vai ser usado para comprar alguma coisa importante, que precisamos. Observamos que não temos nenhum prédio alto aqui na Rondinha, no máximo dois andares... O que saiu também na roda de conversas foi que "a única coisa subterrânea que temos por aqui são os tatus, ou tuque-tuques e as raízes das árvores"!!
Comparamos a origem do nome da cidade com a do nome do nosso município, visto estarmos completando aniverário do Arroio do Sal nesse mês ade abril, também falamos do nome de cada um e de que cada um tem sua história, algo importante para si, e que podemos contar aos outros.
Foi muito debatida essa roda, legal mesmo. (professora Stela)