Como ainda não "dominam a palavra escrita", tivemos a ajuda da turma da 4ª série,padrinhos dos meus queridos.
Fiz assim:
- Uma seqüência de cores numeradas: cada aluno numerado anteriormente, ia até o corredor, encontrava seu número de grupo e achava a sua cor, na ordem da seqüência. Voltava na sala, no seu grupo e dizia para o "dindo" qual era a sua cor, o dindo anotava. Depois da escrita, cada grupo verificava se havia acertado a seqüência das cores.
- Agora, uma seqüência de figuras para ser escrita também pelo dindo, na mesma ordem anterior.
- E, finalmente, uma seqüência de ações.
Cada aluninho ia buscar a sua frase e ditá-la aos dindos.
Foi uma atividade bem divertida de realizar.
Todos conseguiram entender e fazer sua parte.
Como estamos estudando a "História das Letras" e como surgiu a escrita, introduzi os ideogramas(desenhos) na atividade, com a função de possibilidade primeira de leitura, o desenho. Enfatizando que nesse momento ainda não dominam a leitura da palavra, por isso a necessidade dos "dindos-escritores". Mas que todos poderão se apropriar desse conhecimento no decorrer da aprendizagem...
Nenhum comentário:
Postar um comentário